skip to main |
skip to sidebar
O Memorial da América Latina abriu as suas portas para receber os nossos alunos das 5ª séries.
Com o monitoramento da Prof. Mariana, eles puderam conhecer um pouco da história da nossa colonização, apreciar as obras de arte em exposição permanente e conhecer um pouco da cultura,
dos costumes, das crenças e das tradições de diferentes povos.
O Memorial da América Latina foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Um centro cultural, político e de lazer. Um monumento à integração social, cultural, econômica e política da América Latina. Que abriga em sua praça cívica esculturas de artistas renomados como a "Grande flor tropical" de Franz Weissman.
Na praça cívica encontra-se a escutura em concreto "Mão" de Oscar Niemeyer, uma mão aberta em posição vertical com o mapa da América Latina em vermelho.
Um momento de descontração com as alunas na chegada ao Memorial.
A professora Suely com os alunos, mais momentos de descontração.
A nossa viagem começa com a apreciação das esculturas gigantes expostas no salão dos atos. A nossa colonização, a miscigenação do povo brasileiro, os nossos costumes, crenças, mitos e tradições esculpidas em concreto pelas mãos de dois grandes artistas: Carybé e Poty.
Ouvidos atentos e olhares curiosos , o prazer de aprender. Apreciação das obras.
Apreciar, tocar e sentir para poder conhecer o material utilizado pelos escultores . Foi incrível ver como os alunos se envolveram nas atividades propostas.
A hora agora é apreciar o grande painel de Cândido Portinari e conhecer um momento dramático da nossa história : a Inconfidência mineira e o enforcamento do nosso herói Tiradentes.
Fragmento da obra "Tiradentes",uma homenagem ao único inconfidente morto pelo governo português. A arte a contar história através da pintura social de Cândido Portinari.
Outra modalidade da arte a arquitetura exposta em miniaturas.
Adereços de festas e rituais, as máscaras faz parte da culturas de muitos povos há milhares de anos.
Os figurinos em exposição estavam para mostrar como são as vestimentas de algumas etnias.
A forma divertida de alguns povos lembrar dos seus mortos.
As esculturas de Bonecas em barro de Minas Gerais e a arte popular brasileira.
As vestimentas do cangaceiro figura do nosso folclore.
E a grandiosidade do nosso carnaval , muito brilho na festa mais popular do Brasil. A arte a ensinar sobre as culturas latino-americanas.
Os alunos da E.E. Prof.Glória Azedia Bonetti, expressaram através da linguagem do desenho todo o seu amor pela seleção brasileira, toda a sua curiosidade e admiração pelo animais do país da copa e toda a sua esperança na vitória dos nossos jogadores. Foi uma experiência espetacular poder dirigir essas atividades! Prof. Rosário