Esse
projeto vem ampliar a compreensão entre
materialidade e processo de criação: a imaginação criadora, a forma de usar
diferentes materiais na construção de brinquedos ecológicos, o percurso do
pensamento e da ação, os repertórios pessoal e cultural do território da materialidade para que os alunos possam
experimentar matérias, suportes e ferramentas diferentes das que estão
habituados a usar. Produzirem o que a sua imaginação permitir com materiais, inusitados. É um projeto de estímulo a reciclagem e a criatividade na produção de esculturas, brinquedos criativos com sucatas. A
ideia surgiu da necessidade de conscientizar os alunos sobre o destino que deve
ser dado ao lixo, trabalhar o meio ambiente e fazer da escola um espaço sustentável. Sensibilizá-los e conscientizá-los quanto aos problemas
ambientais e ressaltar a importância da mudança de hábitos e adoção de práticas
sustentáveis para a preservação do planeta e da vida. Espera-se que eles aprendam que no lixo há uma gama de materiais que podem ser
reaproveitados, não só na escola, mas na sua casa, na sua vida. Hoje a produção
de lixo supera todos os limites e pequenas atitudes fazem sim uma grande
diferença, como usar o lixo de maneira criativa, fazendo Arte. Afinal é possível transformar
o lixo em obras de arte, em brinquedos criativos entre outras coisas. O
fundamental é permitir que os alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas
à preservação dos recursos naturais Ser ecologicamente sustentável significa apostar num
desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as
necessidades humanas. Parece complicado, mas pode ser posto em prática com ações
simples, como não desperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos
recicláveis, para criar e produzir artigos de decoração, brinquedos, roupas, obras de arte. Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os
danos causados ao meio ambiente, porém têm grande impacto na rotina escolar. Os
alunos serão os futuros adultos que tomarão conta do planeta, e como isso vai
acontecer depende do aprendizado recebido durante os anos escolares sobre a
preservação do meio ambiente.
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Oficina de brinquedos criativos e ecológicos.
Sustentabilidade é o termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente e criativa. A escola deve ser um espaço sustentável. E fazer arte com materiais inusitados, sucatas é também uma forma de contribuir para um futuro garantido.
Oficina de brinquedos criativos e ecológicos - Processo criativo
Dialogando com a materialidade, a imaginação criadora e a percepção sensível na construção dos brinquedos ecológicos.
Brinquedos criativos e ecológicos - borboleta
Procedimentos inventivos transformam o fazer em ato poético, em modos singulares de produção. A imaginação criadora e a percepção sensível tudo cria, tudo transforma.
domingo, 22 de setembro de 2013
Oficina de pintura 2013 - A poética da luz na pintura
A oficina de pintura com os alunos do 7º ano foi inspirado na arte do artista impressionista Claude Monet. Após trabalhos com pesquisas, seminários e releituras os alunos puderam selecionar algumas referências para seguir e construir os seus trabalhos. No primeiro exercício foi feito o esboço da cena sobre o suporte tela. Em seguida a seleção de cores que melhor se adaptariam ao tipo de cada composição e a execução da obra. Depois passou-se a preencher os campos com tinta a base de água. Foi uma atividade extremamente divertida , onde os alunos puderam se expressar de forma livre e colorir as suas ideias.Trabalhamos quatro aulas para podermos concluir os quadros. Os temas preferidos dos alunos foram: vasos com flores, o pôr-do-sol, paisagens com casinhas e barcos. Assim como Monet a natureza foi a grande inspiradora dos pequenos artistas. E o resultado foi uma seleção de lindos trabalhos coloridos, de uma arte genuína e sutil.
A arte de Claude Monet - Obra : O jardim em Argenteul (1873)
Claude Monet nasceu em Paris em 1840. Foi um grande pintor e uma das figuras mais importantes do movimento artístico conhecido como Impressionismo. Muitos dos seus quadros retratam temas simples como: água, barcos, oceanos, lagoas e lagos. Ele amava os reflexos das cores na água e a maneira especial com que ela transfigura as nuvens do céu. Gostava tanto de pintar próximo a natureza que transformou em estúdio flutuante um dos seus barcos. Navegando pelo rio ele parava para pintar onde quisesse. As suas pinturas se caracterizam por borrões de pinceladas coloridas e grossas . Ele reproduzia a natureza com cores de modo a parecer o mais real possível. Ele conseguia captar exatamente como eram no momento em que as via, quase como uma câmera fotográfica. Os seus quadros são apaixonantes. As suas pinceladas e cores são surpreendentes. Ele viveu até os 86 anos na pequena cidade francesa de Giverny, cultivando e pintando cenas do seu jardim aquático. Morreu em 1926 deixando um legado de belas obras para a humanidade. Hoje é reverenciado como o maior nome do Impressionismo.
A arte de Monet - Obra Impressões: Amanhecer (1872)
Essa obra é o símbolo do movimento impressionista em que Monet é o principal representante. O nome do movimento foi dado por um jornalista quando viu a pintura Impressões: Amanhecer de Monet. Mas o artista estava mais interessado mesmo era em captar a beleza das coisas quando a luz incidia sobre elas. Claude Monet também foi considerado o pintor da luz e dos reflexos.
A Arte de Monet - Obras: O jardim das Ninféias (1916)
Na velhice Claude Monet foi morar na cidade francesa de Giverny. Lá ele construiu um lindo jardim aquático.Cultivava exóticas ninféias importadas do Japão. Monet se dedicava a dança das ninféias na água e ao reflexo dos salgueiros. As suas pinceladas se reduziam a manchas de tons escuros que se alegravam com o colorido das ninféias. Ele viveu até os 86 anos e passou os dez últimos anos de sua vida pintando cenas de seu jardim. Os painéis estão entre as pinturas mais famosas que ele fez. Algumas têm mais de doze metros de largura. Monet concebeu nessa tela uma das obras mais emblemáticas do Impressionismo.
Assinar:
Postagens (Atom)