domingo, 22 de setembro de 2013

Oficina de pintura 2013 - A poética da luz na pintura

A  oficina de pintura com os alunos do 7º ano foi inspirado na arte do artista impressionista Claude Monet. Após trabalhos com pesquisas, seminários e releituras  os alunos puderam selecionar algumas referências para seguir e construir os seus trabalhos. No primeiro exercício foi feito o esboço da cena sobre o suporte tela. Em seguida a seleção de cores que melhor se adaptariam ao tipo de cada composição e a execução da obra. Depois passou-se a preencher os campos com tinta a base de água. Foi uma atividade extremamente divertida , onde os alunos puderam  se expressar de forma livre e colorir as suas ideias.Trabalhamos quatro aulas para podermos concluir os quadros. Os temas preferidos dos alunos foram: vasos com flores, o pôr-do-sol, paisagens com casinhas e barcos. Assim como Monet a natureza foi a grande inspiradora dos pequenos artistas. E o resultado foi uma seleção de lindos trabalhos coloridos, de uma arte genuína e sutil.

A arte de Claude Monet - Obra : O jardim em Argenteul (1873)


Claude Monet nasceu em Paris em 1840. Foi um grande pintor e uma das figuras mais importantes do movimento artístico conhecido como Impressionismo. Muitos  dos seus quadros retratam temas simples como: água, barcos, oceanos, lagoas e lagos. Ele amava os reflexos das cores na água e a maneira especial com que ela transfigura as nuvens do céu. Gostava tanto de pintar próximo a natureza que transformou em estúdio flutuante um dos seus barcos. Navegando pelo rio ele parava para pintar onde quisesse. As suas pinturas se caracterizam por borrões de pinceladas coloridas e grossas . Ele reproduzia a natureza com cores de modo a parecer o mais real possível. Ele conseguia captar exatamente como eram no momento em que as via, quase como uma câmera fotográfica. Os seus quadros são apaixonantes. As suas pinceladas e cores são surpreendentes. Ele   viveu até os 86 anos na pequena cidade francesa de Giverny, cultivando e pintando cenas do seu jardim aquático. Morreu em 1926  deixando um legado de belas obras para a humanidade. Hoje é reverenciado como o maior nome do Impressionismo.

A arte de Monet - Obra Impressões: Amanhecer (1872)



Essa obra é o símbolo do movimento impressionista em que Monet é o principal representante. O nome do movimento foi dado por um jornalista quando viu a pintura Impressões: Amanhecer de Monet. Mas o artista estava mais interessado mesmo era em captar a beleza das coisas quando a luz incidia sobre elas. Claude Monet também foi considerado o pintor da luz e dos reflexos.

A Arte de Monet - Obras: O jardim das Ninféias (1916)

Na velhice Claude Monet  foi morar na cidade francesa de Giverny. Lá ele construiu um lindo jardim aquático.Cultivava exóticas ninféias importadas do Japão. Monet se dedicava a dança das ninféias na água e ao reflexo dos salgueiros. As suas pinceladas se reduziam a manchas de tons escuros que se alegravam com o colorido das ninféias. Ele viveu até os 86 anos e passou os dez últimos anos de sua vida pintando cenas de seu jardim. Os painéis estão entre as pinturas mais famosas que ele fez. Algumas têm mais de doze metros de largura. Monet concebeu nessa tela uma das obras mais emblemáticas do Impressionismo.

Oficina de pintura - Releituras de obras Impressionistas










Oficina de pintura - Flores








Paisagens com o pôr-do-sól





Paisagens









Paisagem marinhas



Paisagens com casinhas






Oficina de pintura




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mostra de Primavera 2013 - Dobraduras

A primavera é a estação inspiradora para a criação de lindos trabalhos.  E foi inspirado nos elementos dessa estação tão feliz com as suas flores , borboletas , pássaros, joaninhas, abelhinhas, árvores e céu transparente que os alunos do 6º Ano criaram cartazes com colagens, recortes e dobraduras. Sobre o suporte cartolina a natureza foi retratada da forma mais bela.O resultados foi uma exposição  muito expressiva, e agradável aos olhos dos apreciadores.

Poesia de Vinícius de Moraes - "As Borboletas"


As Borboletas 

Brancas, azuis, amarelas e pretas
brincam na luz as belas borboletas
Borboletas brancas, são alegres e francas
Borboletas azuis gostam muito de luz

As amarelinhas são tão bonitinhas
e as pretas, então...
Oh que escuridão!

Vinícius de Moraes

Mostra de primavera 2013 - arte colagem e dobraduras