domingo, 13 de dezembro de 2015

Processo criativo em Dança alunos do Ensino Fundamental

Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar.  Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Os passos de dança e o alongamento contribuem para evitar a tensão do corpo. É também um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez. A dança é uma atividade de integração. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. "A prioridade é levar o aluno a ter consciência corporal e entender como o seu corpo se relaciona com o espaço", ensina Ivaldo Bertazzo, coreógrafo e professor de reeducação do movimento, de São Paulo. . "A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente", afirma Marília de Andrade, professora da Universidade Estadual de Campinas. Durante um bimestre, os alunos  improvisaram  movimentos de dança, em seguida, a turma escolheu as músicas e montou uma coreografia. Dançaram pelos espaços da escola livremente. As fontes de inspiração para as aulas foram variadas, os estilos dos anos 60,80,90 e atualidade.  No final as atividades realizadas com os alunos foram muito produtivas, e fizeram excelentes apresentações. Dançar para manter a concentração, para desenvolver a linguagem do corpo,  para aprender regras de convivência e respeito, dançar para ser feliz e gostar de Arte.

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